Voltar a página Inicial

Sobre Música

                                                     ***********************************************************************
 Artigos Publicados

4- Rock ´n´ Roll (Anos 50)
3- Eurodisco
2- Disco Music
1- Funk Carioca
***********************************************************************

***********************************************************************
 4- Rock ´n´ Roll (anos 50)
Postado em  23/10/2013

O Rock pode se considerado ainda, o gênero musical mais popular do ultimo século . Ainda que a Dance Music (EDM- Eletronic Dance Music) esteja muito popular, ainda se pode afirmar que o Rock é muito influente na música atual, talvez não tão popular quanto antigamente.

O gênero começou no final dos anos 40, quando as big bands eram populares nos Estados Unidos, tocando diversos ritmos, sendo que o boogie woogie era o mais popular entre os jovens. Nota-se que o Boogie Woogie é muito semelhante e tem o mesmo ritmo do Rockabilly (pré-rock). Importante salientar que o boogie woogie já era dançado pelos negros há tempos e só no final dos anos 40 foi adotado pelos brancos na forma de big bands. Este mesmo boogie woogie incorporou o Soul (música negra sulista), o country (música branca do interior) e o Gospel (musica negra cantadas em igrejas).



Foi com Chuck Berry e Little Richard, ambos negros, que podemos dizer que os fundamentos do rock foram estabelecidos. Chuck é considerado o pai do Rock, pela forma que utilizava a guitarra e seus acordes e pelo seu jeito pessoal de tocá-la. Já Little Richard era a cara do Rock, despojado, irreverente, com uma voz rouca gritante mas ao mesmo tempo alegre. Ao mesmo tempo, Bill Halley & His Comets foi a primeira banda de Rock. Uma curiosidade é que Bill Halley era na verdade uma banda de Country que acelerou o ritmo country e incorporou boogie woogie. Também apareceram outros cantores brancos de grande expressão como Carl Perkins, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly, Roy Orbison, Ritchie Vallens)

 Até então, a música rock era somente conhecida como R&B (rhythm and blues), somente no fim dos anos 50, quando um DJ de Cleveland, Alan Freed,  que tinha um programa chamado MoonDog, que tocava vários ritmos negros, que incluiam R&B. Quando foi contratado por uma rádio de Nova York (1951), o nome do programa teve que ser mudado, pois um mendigo  o processou por utilizar o seu nome, rapidamente trocaram o nome por Rock and Roll Show, com cantores e músicas de R&B, o que rapidamente foram chamados de cantores de Rock and Roll.

No íncio dos anos 50, os cantores negros eram a principal fonte de sucessos e por isso, a classe branca dominante não gostava do ritmo, dizendo que o Rock ou até então, R&B, era coisa de negros e que a juventude branca deveria evitar tal ritmo. Foi então que apareceu Elvis Presley, em 1954 ele começou a fazer sucesso ao mesmo tempo que os moralistas de plantão questionavam um branco cantando música de negros e não o bastante, ainda balançando os quadris. Em muitos programas, Elvis era somente enquadrado da cintura para cima.

Interessante observar que a maioria das canções e artistas de rock eram negros. Tantos os negros como os poucos brancos que faziam sucesso tinham algo em comum, eram oriundos de pequenas gravadoras e estas estavam vendendo muito, o que afetou as 4 grandes gravadoras da época. Para evitar perda nos seus lucros, tais gravadoras iniciaram um processo que ficou conhecido como Jabá, na tentativa de evitar que as pequenas gravadoras vendessem seus discos, o que não ocorreu, pois a maioria das pequenas gravadoras vendiam seus discos pessoalmente nos shows ou na rua.

Foi então que pressionada pelas gravadoras e pela sociedade branca americana, o rock "negro" foi afastado das mídias. Em seu lugar entraram cantores brancos, com um rock açucarado (Everly Brothers, Paul Anka, Pat Boone, Frankie Avalon, Neil Sedaka).  Curiosamente, alguns dos principais ícones do inicio do Rock sumiram. Elvis foi para o Exército, Chucky Berry foi preso por 2 anos por atravessar a fronteira com moças brancas, Little Richard virou pastor e Ritchie Vallens e Buddy Holly morreram em acidente de avião.



Portanto podemos resumir os anos 50 da seguinte forma, o rock foi uma mistura de ritmos negros (Soul, Boogie Woogie e Gospel) e do Country (música branca). Os principais artistas eram negros em meio de uma sociedade branca conservadora. Foi o primeiro ritmo a combinar música, moda e comportamento. Os filhos não se comportavam, não dançavam e não se vestiam mais como seus pais. Isto gerou controvérsia e o Rock era intitulado como "coisa de negros e imoral". Elvis, branco, cantava música de negro e rebolava e virou um ícone na época. O nome rock and roll foi batizado pelo Dj Alan Freed de NY e os anos 60 mudariam tudo.

Parada Rock (anos 50)

1- Chucky Berry- Roll over Beethoven
2- Little Richard- Good Molly
3- Fats Domino- Blueberry Hill
4- Elvis Presley- Jailhouse Rock
5- Buddy Holly-Peggie Sue
6- Bill Halley & his Comets
7- Jerry Lee Lewis- Great Balls of Fire
8- Carl Perkins- Blue Suede Shoes
9- Paul Anka- Put your hands on my shoulder
10- Neil Sedaka- Oh Carol


***********************************************************************
 3- EURODISCO
Postado em  10/10/2013

Eurodisco foi um ritmo dançante surgido na Europa durante os anos 80. Na Europa ele é simplesmente conhecido como 80s Pop ou Disco Pop.
Quando a Disco Music foi boicotada por rádios e Djs americanos, ela simplesmente sucumbiu ao poder "branco" da sociedade americana, que não queria ouvir músicas feitas por negros e gays, feitos para os brancos (Disco Music), queriam ouvir novamente o que chamavam de boa e velha música branca, o Rock (que curiosamente foi originada por negros).
Entretanto na Europa, a Disco continuou a ser bem popular só que ao invés de todo aquele aparato orquestral que era comum na Disco Americana, incorporou-se o sintetizador, aparelho que se tornava popular entre os artistas por ser prático, simulando vários outros instrumentos e deixando a música mais fácil de ser feita, mesmo fora dos estúdios e amplamente influenciados inicialmente pelo Kraftwerk e pelo mago da Disco "Giorgio Moroder".



A Eurodisco se tornou muito popular de 1983 até os meados de 1989. Era basicamente feita com uma batida não muito rápida, cerca de 80 a 100 BPM (Batidas por minutos), com refrão de fácil memorização e letras um pouco insonsas, mas que funcionavam muito bem nas pistas. Na época começaram a surgir projetos, ou seja, eram produtores que faziam a música mas que precisavam ter uma "cara, um rosto" para a banda, e estes rostos, nem sempre eram os que realmente cantavam. Entretanto há bons exemplos de cantores, duplas ou bandas que cantavam e fizerem bastante sucesso, como Modern Talking e Bad Boys Blue (Alemanha), Ken Lazlo (Itália), Joy (Austria) e Desireé (França). Um detalhe importante, quase todas as músicas eram cantadas em inglês. A Euro na verdade acabou desaparecendo por conta da invasão da House Music em toda a Europa.

Parada Eurodisco
1- Modern Talking- Brother Louie (Alemanha)
2- Blue System- My Bed is too Big (Alemanha)
3- Desireé- Voyage Voyage (França)
4-Joy- Touch by Touch (Austria)
5- Fancy- Lady of Ice (Alemanha)
6- Alphaville- Big Japan (Alemanha)
7- Murray Head- One Night in Bankok (Inglaterra )
8- Ken Lazlo (Itália)
9- Laban- Love in Siberia (Holanda)
10- CC Catch- Stranges by night (Alemanha)


***********************************************************************
 2- DISCO MUSIC
Postado em 18/04/2013

A disco Music é originária dos Estados Unidos, fruto da influência de outros ritmos como o próprio Rock, R&B, Gospel, Soul, Psicodélia entre outros.
No fim dos anos 60, a Black Music se desprendia do Rock. O Rock como todos sabem é uma mistura de outros ritmos também mas a sua essência é a música negra. Entretanto, como o passar de uma década, o Rock se tornou branco, incluindo as músicas de negros que eram feitas para o público branco. No fim dos anos 60, com toda a psicodelia que imperava, junto com o experimentalismo, deu margem para os compositores negros voltarem a fazer música para o público negro.
No começo da década de 70 surgiu o cinema para negros, chamado de blaxploitation. Juntamente com ele, apareceu uma récula de produtores e artistas negros, compondo loucamente novos arranjos que até então não éra comum. Plantado as sementes da Disco, começaram a surgir artistas que faziam um som altamente dançante, contrastando com o inicio da década onde o Rock deixou de ser divertido e passou a ser experimental (Rock Progressivo) e menos dançante. A grande sacada da Disco foi colocar um groove, uma batida que imitasse a batida do coração (ritmo cardiáco) e com uma grande parafernália de instrumentos de sopro e metal, juntamente com cantores negros com vozes possantes , sejam estes homens ou mulheres.
No início a Disco era uma música de Gueto (Negros, Latinos e Gays). As musicas mais marcantes do inicio da Disco foram: Shirley & Co (Shame, Shame, Shame) , Hues Corporation (Rock the Boat) and George McCrae (Rock Your Baby). Também surgiram grandes nomes de compositores vindos como exemplo da gravadora Motown ou o som vindo da Filadélfia (MSFB e TSOP).


Mas só foi em 1977 com o filme os Embalos de Sábado a Noite é que a Disco ganhou repercursão mundial. Um detalhe é que em 1977, a Disco estava em Declínio nos Estados Unidos e o filme ajudou a erguer o ritmo e chegar ao público branco. Por ser um ritmo de origem negra, na época não foi bem vista por alguns grupos étnicos, sendo que em 1980 este grupo conseguiu juntar toda a mídia para que simplesmente boicotassem a Disco Music, o que de fato ocorreu.
Mesmo assim a Disco não morreu, na Europa ela foi incorporada e modificada a tal ponto, que iniciou um outro ritmo: Eurodisco.
Como influência musical, a Disco influenciou o Tecnopop dos anos 80 e consequentemente a NewWave, A House Music e a Dance e o próprio Rock. No auge da Disco (entre 77 e 79), basicamente todos os grandes artistas se renderam ao ritmo e compuseram ou cantaram algums música neste ritmo.

Parada Disco
1- Gloria Gaynor- I Will Survive
2- Bee Gees- Staying Alive
3- Kc & the Sushine Band- Shake Your Booty
4- Abba- Dancing Queen
5- Patrik Hernadez- Born to Be alive
6- Boney M- Daddy Cool
7- Village People- YMCA
8- The Weather Girls- It´s Raining Men
9- Giorgio- From Here to Eternity
10- Donna Summer- I Feel Love

***********************************************************************
1- FUNK BRASIL
Postado em05/03/2013

Para quem não sabe ou imagina, o Funk Carioca tem suas origens no Funk Tradicional, vindo dos Estados Unidos  (Jymmy Bo Horn- You get me Hot) e no Miami Bass (ritmo muito comum na década de 80, que gerou o Freestyle, aqui no Brasil chamado de Melody (Tony Garcia + Kenny C- I can´t Undestand it).
Esta batida Melody é o fundamento do Funk Carioca. No começo começou como auto afirmação das comunidades do Rio de Janeiro (Cidinho e Doca- Rap da Felicidade), surgindo algumas duplas com grande sucesso como Claudinho e Bucheca (Conquista).
No fim da década de  2000 e início dos anos 2010, foi o boom do Funk Carioca com muitas músicas "diferentes" mas agora falando do mundo funk, regado de muita sensualidade, sexo, drogas, armas, o chamado funk proibidão. Com a atençã da midia surgiram inúmeros cantores, alguns sem muita qualidade sonora ou técnica vocal inclusive mas de grande apelo junto ao público adolescente.
Nos ultmos anos podemos citar dois cantores de Funk com destaque pela qualidade musical, sonora e até por letras inteligentes, com Mc Léozinho (Ela só pensa em beijar) e Mc Naldo (Amor de Chocolate).
As mulheres não ficam atrás com Anitta (Show das Poderosas) e Ludimila (Hoje).

Observo que o funk carioca, hoje apenas chamado de funk, tem influências de Sao Paulo, que começou em Santos (funk Ostentação) como Mc Gui (beija ou não beija) e se espalhando pela Periferia de toda São Paulo.

Apesar de todo apelo junto ao público jovem, devido ao teor das músicas, com cunho altamente sexual, muitos Djs se afastam do ritmo, até porque o  público de Funk acaba por ser muito exigente e "bitolado", não admitindo outros ritmos musicais e com isto não compartilhando muitas vezes os mesmos ambientes.

Para finalizar esta breve  resenha sobre o FUNK BRASIL, até porque necessitaríamos muito tempo para descrever toda a história desse ritmo musical que apesar de ter raízes estrangeiras, é um ritmo brasileiro.

Parada Funk Carioca

***********************************************************************

Está página é dedicada a resenhas, histórias e tudo sobre música. Curtam.

Mandem suas opiniões para dji@djieventos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário